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TIME DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO SEGUE AGORA PARA OS ESTADOS UNIDOS, ONDE PARTICIPARÁ DA COMPETIÇÃO MUNDIAL

Equipe patrocinada pela NSK conquistou 1º e 2º lugares


São Paulo (SP), maio de 2014 - Como uma das líderes mundiais na produção de rolamentos para diversas áreas da indústria, a NSK segue incentivando competições estudantis pelo Brasil. A mais recente conquista veio durante a 20ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras, realizada com a participação de 66 instituições de ensino superior, entre os dias 13 e 16 de março. Nela, a equipe Mangue Baja, patrocinada pela NSK, conquistou simultaneamente o título e o segundo lugar do certame, já que competia com dois carros.

A equipe vencedora recebe o apoio da NSK desde sua criação, na Universidade Federal de Pernambuco, e já vinha apresentando bons resultados nos últimos quatro anos. Em 2011 (5º lugar) a equipe conquistou pela primeira vez uma vaga para a competição mundial; repetiu o feito em 2012 (2º e 5º lugares); e agora, dois anos depois, se tornou a campeã, garantindo mais uma vez seu lugar no torneio internacional. Atualmente, o time conta com 22 estudantes de diferentes cursos da engenharia (Mecânica, Elétrica e Eletrônica).

Coordenadora de projeto e uma das capitãs da equipe Mangue Baja, a estudante Dandara Gruppe Santos lembra que a ajuda da NSK foi um dos fatores que permitiu a conquista do título de 2014. "O patrocínio que recebemos é um apoio fundamental, pois sem ele provavelmente não conseguiríamos custear as viagens para as competições", explica. A empresa também apoia a equipe por meio do fornecimento de materiais feito pela JR Rolamentos, distribuidor autorizado NSK.

A competição engloba diversas fases. Os carros são projetados e construídos pelos próprios estudantes com a supervisão de um professor. Cada universidade pode levar até dois protótipos que são avaliados em provas estáticas e dinâmicas. Os jurados realizam análises de projeto, testes de tração, aceleração e velocidade máxima. A principal etapa é o enduro, corrida realizada em condições severas (pista de terra), com duração de quatro horas.

Conforto, durabilidade do veículo, habilidades do piloto e segurança também são mensurados na competição. Devido ao extenso número de quesitos a serem observados, a prova dura quatro dias.

 

Características do veículo e habilidade do piloto são testadas durante a prova



Os carros utilizados na competição baja são estruturas tubulares (sem portas) feitas de aço, que podem contar com quatro ou mais rodas. O motor-padrão é o 10 HP movido a gasolina. O veículo deve ser capaz de acomodar um piloto de até 1,90 metro de altura e até 113,4 quilogramas. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o chassi devem ser desenvolvidos pelos estudantes.

O próximo passo da equipe campeã de 2014 é a competição internacional, que acontece na cidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, de 22 a 25 de maio de 2014. As provas são praticamente as mesmas do certame nacional e a equipe já entregou o relatório teórico para avaliação dos juízes. Até hoje, quatro times brasileiros já se sagraram campeões na fase internacional da disputa (1998, 2004, 2007 e 2008). Os estudantes também já estão se preparando para o torneio brasileiro de 2015, em que continuarão contando com o apoio da NSK.

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