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Conforme o aumento no tamanho e na potência de motores de ultra-alta-velocidade para Veículos Híbridos, a NSK desenvolveu uma série de rolamento especial (diâmetro interno de 160 mm e diâmetro externo de 190 mm), que possui relação de velocidade dmn (1)  acima de dois milhões. Dentre os rolamentos de esferas desenvolvidos para aplicações automotivas, este rolamento é o que possui maior limite de rotação.

 

Descrição

  • Rolamento grande especial para rotações super elevadas. 

Aplicações

  • Motor Elétrico / Acionador Elétrico
  • Caixa de Transmissão / Acionador por Engrenagens

Características

 
  • Gaiola de PEEK (Polyetheretherketone) reforçada com fibra de carbono: melhora consideravelmente a durabilidade da gaiola, apesar da enorme força centrífuga gerada pela rotação de alta velocidade.
  • Guia para gaiola no anel interno: utilização de uma gaiola em formato de coroa que é guiada pelo anel interno do rolamento, o que minimiza a vibração e o deslizamento da gaiola em altas rotações, resultando em um melhor funcionamento e maior durabilidade.
  • Desing interno otimizado e tecnologia de longa duração: otimização de folga radial, diâmetro das esferas, número de esferas e dimensões internas mais precisas garantem o controle do atrito e menor geração de calor. Além disto, estes rolamentos possuem material e tratamento térmico especial, que garantem a estabilidade dimensional da peça quando submetida a altas temperaturas. Esta estabilidade dimensional, a utilização de tecnologia de tratamento térmico e materiais com estabilidade dimensional superior no anel interno e externo reduzem a deterioração das dimensões e folga radial durante a utilização, melhorando a durabilidade.

Benefícios

  • Devido ao seu tamanho maior, o novo rolamento possui limite de rotação muito alto, excedendo dois milhões dmn, sendo mais rápido do que qualquer outro rolamento de esferas utilizado em aplicações automotivas.

  • O novo rolamento de esferas contribui com a obtenção de maior potência de saída em motores e geradores de carros híbridos, auxiliando com a melhora da eficiência de combustível e performance de dirigibildiade.
                          
    (1) dmn : diâmetro médio do rolamento x velocidade de rotação máxima