NSK desenvolve rolamento resistente a trincas para máquinas de papel
Vida útil do rolamento é superior em até 2,5 vezes quando comparado ao convencional
São Paulo, dezembro de 2018 – A NSK Brasil desenvolve especialmente para o setor de Celulose e Papel rolamentos autocompensadores de rolos esféricos com anel interno cementado (para cilindros secadores). Denominada como TL™, atende às aplicações cujo rolamento pode apresentar trincas ou fraturas transversais, em decorrência de fenômeno Hoop Stress (altas tensões residuais), garantindo uma vida útil superior em até 2,5 vezes quando comparado ao convencional.
No segmento de Celulose e Papel, a área de secagem de uma máquina de papel tem como objetivo a remoção de um alto teor de umidade da folha. Para isso, conta com cilindros secadores vazados, permitindo a passagem de vapor em alta temperatura, podendo remover até 90% de água da folha. Em consequência disso, ocorre uma expansão térmica do eixo que pode afetar o rolamento (inicialmente anel interno), com risco de aumento de tensão localizada, ocorrendo trinca no anel interno.
A tecnologia TL garante, por meio de arranjo dos grãos do aço, uma maior resistência aos fenômenos ocasionados por esta expansão térmica, oferecendo estabilidade dimensional, excelente performance sob condições de altas temperaturas, resistência à altas tensões residuais, maior vida útil e por consequência menos tempo de máquinas paradas, maior produtividade e economia para as empresas.
Sobre a NSK
A NSK é uma das líderes mundiais na fabricação de rolamentos. Presente no Brasil desde a década 70, a fábrica NSK do Brasil produz rolamentos fixos de uma carreira de esferas e rolamentos automotivos. Para atender todas as exigências de qualidade dos mercados industrial e automotivo, a NSK Brasil detém as certificações ISO 9001, IATF 16949:2016 e ISO 14001.
Em julho de 2018 completou 46 nos da fabricação do primeiro rolamento produzido na sua fábrica em Suzano-SP, a primeira a ser construída fora do Japão.
Globalmente, a empresa tem mais de 100 anos de existência, 64 fábricas em 12 países, 14 Centros Tecnológicos em 9 países, 120 escritórios de vendas em 30 países, 31,8 mil funcionários em todo mundo e um faturamento global de US$ 9,05 bilhões (dados de 2017). Para mais informações, visite o site da empresa em www.nsk.com.br.
Para mais informações para imprensa, favor entrar em contato com:
Cristiane Pinheiro – [email protected]
Case Comunicação Integrada
Tes.: (11) 9 9992-9436 / 2476-7237