MENU Buscar NSK - Motion & Control

O rolamento em sua forma atual foi desenvolvido no fim do século XIX. Foi feito inicialmente à mão.
Atualmente, os rolamentos são uma das peças de máquina mais comumente usadas porque seu movimento de rolamento torna quase todos os movimentos mais fáceis e ajudam a reduzir a fricção.

Rolamentos têm duas funções-chave:

  • transferem movimento, isto é, suportam e guiam componentes que giram um em relação ao outro;
  • transmitem forças.

Rolamentos e mancais deslizantes
Em um rolamento ou mancal de delizamento, o eixo e o rolamento movem-se em direções opostas em uma superfície deslizante. Em contrapartida, os dois componentes de um rolamento que se movem um para o outro - os anéis interno e externo - são separados por elementos rolantes. Esse projeto gera menos atrito do que um rolamento de mancal.

Rolamentos radiais e rolamentos axiais
Os rolamentos podem transmitir cargas em uma direção radial ou em uma direção axial e, em muitos casos, há uma combinação de cargas radiais e axiais para transmitir.

Ambos os projetos estão disponíveis como rolamentos de esferas ou de rolos. A escolha do desenho do rolamento depende da aplicação em questão.

Carga radial

Carga axial

Elementos rolantes

Elementos rolantes são bolas, rolos, cones, esferas ou agulhas. Eles são geralmente feitos de uma liga de aço cromado especial de alta pureza. Materiais especiais como cerâmica e plásticos também são usados.

Os elementos rolantes rolam nas pistas de rolamento especialmente formadas por anéis ou discos e são mantidos separados e guiados pela gaiola.

Gaiola

A gaiola é responsável por manter os elementos rolantes equidistantes e guiá-los. Os materiais utilizados incluem aço, latão e plástico. As gaiolas de metal sólido podem ser produzidas usando técnicas de usinagem, enquanto as gaiolas prensadas são feitas de chapa metálica. Da mesma forma, as gaiolas de plástico podem ser usinadas a partir de plástico sólido ou moldadas por injeção.

­