NSK, multinacional japonesa fabricante de rolamentos, é parceira das etapas regionais Sul, Sudeste e Nordeste da competição
São Paulo, 29 de outubro de 2015 – Os conceitos de engenharia que alunos vivenciam em sala de aula são indispensáveis para a formação acadêmica, mas quando se tem a oportunidade de aplicá-los na prática, a condução ao mercado de trabalho torna-se completa.
E é essa chance que o programa Baja SAE Brasil e a NSK, uma das maiores fabricantes de rolamentos do mundo – cuja parceria mostrou-se essencial à realização do evento – oferecem nas etapas regionais Sul, Sudeste e Nordeste, nas quais estudantes de universidades brasileiras se envolvem com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road.
Desta forma, a concepção, o projeto detalhado, construção e testes para viabilizar os modelos são postos à prova, o que fortalece o trabalho em equipe dos estudantes e a capacidade de gerenciamento dos protótipos. Outro importante atrativo do torneio é que as equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos.
Como funciona
Os alunos que participam do Baja SAE BRASIL devem formar equipes para representar as instituições de ensino superior à qual estão ligados. Há desafios de corrida anuais para promover a avaliação comparativa dos projetos em níveis regionais e nacional.
A Etapa Sudeste aconteceu entre os dias 16 e 18 de outubro, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Compareceram à competição 27 equipes, entre 30 inscritas, que representaram 28 instituições de ensino do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O evento teve a seguinte classificação:
1º colocado em Projeto - equipe Baja UFMG. – Universidade Federal de Minas Gerais
1º colocado em Suspension & Traction - equipe FEI Baja – Centro Universitario da FEI
1º colocado em Aceleração – equipe Unicamp Baja SAE – da Universidade Estadual de Campinas
1º colocado em Manobrabilidade - equipe Baja UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
1º colocado em Enduro de Resistência - equipe FEI Baja – Centro Universitario da FEI
Classificação Geral
3º colocado – equipe EESC USP - Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo
2º colocado – equipe UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
1º colocado - equipe FEI – Centro Universitario da FEI
A etapa Nordeste, por sua vez, ocorrerá de 06 a 08 de novembro, em Camaçari, Bahia e a Sul dos dias 20 a 22 de mesmo mês, em Gravataí, Rio Grande do Sul. O projeto foi criado originalmente na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades no Brasil.
As equipes que participam do programa são formadas por estudantes das principais e mais renomadas universidades de engenharia do país, o que acresce ao nível técnico dos veículos off road produzidos.
Para mais informações para imprensa, favor entrar em contato com:
Cristiane Pinheiro – [email protected]
Case Comunicação Integrada
Tes.: (11) 9 9857-3111 / 9 9992-9436 / 2476-7237