O AIP - Programa de Gerenciamento de Ativos idealizado pela NSK tem se revelado um sucesso mundial. Utilizando essa metodologia, indústrias brasileiras de diversos setores, entre eles Alimentos&Bebidas, Automotivo, Celulose&Papel, Cimento, Indústria Geral, Metais&Siderurgia, Mineração, Químico&Petroquímico e Sucroenergético, obtiveram R$ 11 milhões em economia em sua área de manutenção em 2015.
Baseado em quatro pilares - Mapeamento, Seleção, Treinamento e Inspeção - o AIP contempla diversas atividades técnicas que, quando implementadas corretamente, aumentam o desempenho do rolamento aplicado e, consequentemente, faz com que a máquina do cliente tenha mais produtividade. O programa é aplicado gratuitamente na empresa e demonstra quanto se pode economizar, com a utilização do rolamento adequado para cada tipo de aplicação.
“É importante ressaltar que todos os resultados dos projetos AIP são validados pelo cliente. Sem a confirmação da redução de custos por parte deles, todo o trabalho seria invalidado”, explica Luiz Granjo, gerente de Planejamento Estratégico & Marketing da NSK Brasil e responsável pelo projeto AIP no Brasil.
A iniciativa da empresa é considerada um sucesso mundial. Apenas no Brasil, de 2012 - data do início do programa – até hoje, mais de 130 projetos foram implementados e aprovados formalmente pelos clientes.
Sobre a NSK - A NSK é uma das líderes mundiais na fabricação de rolamentos. Presente no Brasil desde a década de 1970, a fábrica NSK produz rolamentos fixos de uma carreira de esferas e rolamentos automotivos. A unidade fabril de Suzano-SP tem capacidade para produzir 4 milhões de rolamentos por mês. Para atender todas as exigências de qualidade dos mercados industrial e automotivo, a NSK Brasil detém as certificações ISO 9001, ISO/TS 16949 e ISO 14001. Para mais informações, visite o site da empresa em www.nsk.com.br.