MENU Buscar NSK - Motion & Control
Tipos de rolamentos

Bearing Types

Rolamento de esferas

 

Rolamentos de esferas utilizam esferas como elementos rolantes. Eles são caracterizados por possuir um ponto de contato entre a esfera e a pista de rolagem. Como regra, rolamentos de esferas podem operar em altas rotações, mas não suporta uma grande carga.

 

Rolamento fixo de uma carreira de esferas

Rolamento fixo de uma carreira de esferas é o modelo mais comum e pode ser utilizado em uma grande variedade de aplicações. Graças ao design simples, eles são fácies de manusear e pouco sensíveis às condições de operação.

Além de cargas radiais, eles têm a capacidade de absorver cargas axiais em ambas as direções. Eles possuem baixo torque e por isso são utilizados para altas rotações.

Rolamento de contato angular

Rolamentos de contato angular são caracterizados por possuir um contato angular. Isso significa que a carga é transferida de uma pista para outra por um específico ângulo de contato.

Rolamentos de contato angular são aplicados quando é necessário suportar cargas combinadas, onde uma alta carga axial tem de ser transferida junto com carga radial.

Rolamento auto compensador de esferas

Rolamento auto compensador de esferas é composto por duas carreiras de esferas guiadas por uma gaiola e anel interno com duas pistas, mas com uma caracteristica especial no anel externo que possui uma pista esférica que permite a movimentação das esferas nela. Isso permite o rolamento compensar alguns graus de desalinhamento durante a aplicação.

Este tipo de rolamento é recomendado quando durante a aplicação existe um desalinhamento entre o eixo e o alojamento ou o eixo pode fletir. Rolamento auto compensador só consegue suportar cargas radiais.

Rolamento axial de esferas

Rolamento axial de esferas é composto de dois discos de rolamento com pista para esferas. Foram desenvolvidos para suportar apenas cargas axiais em uma única direção, com isso ele posiciona o eixo axialmente em uma direção.

Rolamento de rolos

 

Rolamento de rolos são caracterizados por possuir uma linha de contato. Este tipo de contato faz com que o rolamento tenha uma maior capacidade de carga do que um rolamento de esferas com o mesmo tamanho, no entanto o limite de rotação é menor por possuir um aumento de atrito entre elemento rolante e pista.

Rolamento de rolos esféricos

 

Rolamento de rolos esféricos são robustos e trabalham com o mesmo principio dos rolamentos auto compensadores com uma exceção, eles conseguem suportar uma maior carga. Estes podem compensar o desalinhamento entre eixo e alojamento.

Rolamento de rolos esféricos suportam altas cargas radiais e cargas axiais moderadas.

Rolamento de rolos cilíndricos

 

Rolamento de rolos cilíndricos possuem uma linha de contato entre o elemento rolante e as pistas, que otimiza a distribuição do estresse do ponto de contato entre o rolo e a pista. Essa construção permite o rolamento de rolos cilíndricos suportar uma carga radial muito alta.

Dependendo do design, este consegue suportar tambem cargas radiais. 

Rolamento de rolos cônicos

 

O rolamento de rolos cônicos possuem pista cônica nos anéis interno e externo e elementos rolantes cônicos entre eles.

Devido ao ângulo de contato, rolamentos de rolos cônicos podem suportar altas cargas radiais e axiais em uma direção.

Rolamento de agulhas

 

Os rolamentos de agulha são um tipo especial de rolamento de rolos cilíndricos que contêm como elemento rolante um rolo mais alongado e fino, conhecido como rolos agulha. A razão entre o diâmetro e o comprimento está entre 1:3 e 1:10.

Rolamentos de agulha possuem a alta capacidade de carga e suportam apenas cargas radiais.

Se existe um espaço reduzido no projeto, rolamento de agulhas pode ser a solução.