Rolamentos de esferas utilizam esferas como elementos rolantes. Eles são caracterizados por possuir um ponto de contato entre a esfera e a pista de rolagem. Como regra, rolamentos de esferas podem operar em altas rotações, mas não suporta uma grande carga.
Além de cargas radiais, eles têm a capacidade de absorver cargas axiais em ambas as direções. Eles possuem baixo torque e por isso são utilizados para altas rotações.
Rolamentos de contato angular são caracterizados por possuir um contato angular. Isso significa que a carga é transferida de uma pista para outra por um específico ângulo de contato.
Rolamentos de contato angular são aplicados quando é necessário suportar cargas combinadas, onde uma alta carga axial tem de ser transferida junto com carga radial.
Rolamento auto compensador de esferas é composto por duas carreiras de esferas guiadas por uma gaiola e anel interno com duas pistas, mas com uma caracteristica especial no anel externo que possui uma pista esférica que permite a movimentação das esferas nela. Isso permite o rolamento compensar alguns graus de desalinhamento durante a aplicação.
Este tipo de rolamento é recomendado quando durante a aplicação existe um desalinhamento entre o eixo e o alojamento ou o eixo pode fletir. Rolamento auto compensador só consegue suportar cargas radiais.
Rolamento axial de esferas é composto de dois discos de rolamento com pista para esferas. Foram desenvolvidos para suportar apenas cargas axiais em uma única direção, com isso ele posiciona o eixo axialmente em uma direção.
Rolamento de rolos são caracterizados por possuir uma linha de contato. Este tipo de contato faz com que o rolamento tenha uma maior capacidade de carga do que um rolamento de esferas com o mesmo tamanho, no entanto o limite de rotação é menor por possuir um aumento de atrito entre elemento rolante e pista.
Rolamento de rolos esféricos são robustos e trabalham com o mesmo principio dos rolamentos auto compensadores com uma exceção, eles conseguem suportar uma maior carga. Estes podem compensar o desalinhamento entre eixo e alojamento.
Rolamento de rolos esféricos suportam altas cargas radiais e cargas axiais moderadas.
Rolamento de rolos cilíndricos possuem uma linha de contato entre o elemento rolante e as pistas, que otimiza a distribuição do estresse do ponto de contato entre o rolo e a pista. Essa construção permite o rolamento de rolos cilíndricos suportar uma carga radial muito alta.
Dependendo do design, este consegue suportar tambem cargas radiais.
O rolamento de rolos cônicos possuem pista cônica nos anéis interno e externo e elementos rolantes cônicos entre eles.
Devido ao ângulo de contato, rolamentos de rolos cônicos podem suportar altas cargas radiais e axiais em uma direção.
Os rolamentos de agulha são um tipo especial de rolamento de rolos cilíndricos que contêm como elemento rolante um rolo mais alongado e fino, conhecido como rolos agulha. A razão entre o diâmetro e o comprimento está entre 1:3 e 1:10.
Rolamentos de agulha possuem a alta capacidade de carga e suportam apenas cargas radiais.
Se existe um espaço reduzido no projeto, rolamento de agulhas pode ser a solução.