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Montagem dos Rolamentos de Esferas

Uma montagem cuidadosa é fundamental para garantir um funcionamento preciso do eixo de uma máquina-ferramenta.

1. Verificação do Eixo:
Dimensão nominal, ovalização e conicidade, faça 6 medidas do eixo em duas posições e a 120˚ cada uma. Para verificar
estas características, compare com a especificação da máquina ou verifique na tabela 1.
Verifique o balanceamento dinâmico do eixo, lembre-se: a principal causa de vibração em um eixo girante é o
desbalanceamento. Caso o mesmo esteja desbalanceado suspenda a montagem e faça o balanceamento do mesmo, só
então prossiga a montagem.

2. Verificação do Alojamento
Dimensão nominal, ovalização e conicidade, faça 6 medidas do eixo em duas posições e a 120˚ cada uma. Para verificar
estas características, compare com a especificação da máquina ou verifique na tabela 1.

3. Limpeza das Partes
Após a medição, limpe bem todas as peças e partes (eixo, anéis espaçadores, porcas, alojamento, etc...) a serem
montadas com querosene (puro). Rolamentos para alta velocidade devem ser sempre limpos e desengraxados, o óleo
protetivo anti-corrosivo deve ser sempre removido antes da aplicação da graxa (a maioria das graxas especiais não são
compatíveis com o óleo anti-corrosivo*). Em seguida, verifique cuidadosamente se não há nenhuma impureza no interior
do rolamento. Nunca use ar comprimido para secar o rolamento.

* Sempre consulte o fabricante da graxa para garantir sua compatibilidade ao serviço requerido. Veja as recomendações da NSK (tabela 6).

4. Colocação de Lubrificante
Aplique a graxa conforme as quantidades recomendadas (tabela 5), no caso de lubricação à óleo, névoa, ou óleo-ar,
aplique uma pequena quantidade de óleo nas pistas antes da montagem. Lembre-se: o rolamento nunca deve funcionar
sem lubrificação mesmo que por poucos segundos.

5. Instalação
Instale os rolamentos sobre o eixo, utilizando uma ferramenta apropriada (prensa ou aquecedor). Nunca utilize martelo
no rolamento.

Inspeção Após a Montagem

Precisão de Giro
Uma montagem cuidadosa e apurada é indispensável para garantir a precisão de funcionamento do conjunto.
1. Com os rolamentos montados verifique o batimento da face lateral do rolamento, ajuste para no máximo 0,002 mm.
2. Verifique o giro do eixo apoiado sobre os rolamentos, ajuste para no máximo 0,005 mm.
3. Verifique a concentricidade do

   alojamento traseiro, ajuste para
   no máximo 0,010 mm.
Se estas tolerâncias não forem
atingidas, desmonte o conjunto e
verifique as partes e peças
envolvidas (eixo, alojamento,
porca, espaçadores).

Fig. 4

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