MENU Buscar NSK - Motion & Control

Order Files

NSK, multinacional japonesa fabricante de rolamentos, é parceira da competição que acontece em Gravataí, Rio Grande do Sul 

 

São Paulo, 18 de novembro de 2015 – Os conceitos de engenharia que alunos vivenciam em sala de aula são indispensáveis para a formação acadêmica, mas quando se tem a oportunidade de aplicá-los na prática, a condução ao mercado de trabalho torna-se completa.

E é essa chance que o Programa Baja SAE Brasil e a NSK, uma das maiores fabricantes de rolamentos do mundo – cuja parceria mostrou-se essencial à realização do evento – oferecem nas etapas regionais do Programa. A próxima acontece entre os dias 20 e 22 de novembro em Gravataí, Rio Grande do Sul, na qual estudantes de universidades brasileiras se envolvem com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road.

Desta forma, a concepção, o projeto detalhado, construção e testes para viabilizar os modelos são postos à prova, o que fortalece o trabalho em equipe dos estudantes e a capacidade de gerenciamento dos protótipos. Outro importante atrativo do torneio é que as equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos.

Como funciona

Os alunos que participam do Baja SAE BRASIL devem formar equipes para representar as instituições de ensino superior à qual estão ligados. Há desafios de corrida anuais para promover a avaliação comparativa dos projetos em níveis regionais e nacional.

As equipes que participam da competição são formadas por estudantes das principais e mais renomadas universidades de engenharia do país, o que acresce ao nível técnico dos veículos off road produzidos.

O projeto foi criado originalmente na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades no Brasil.

Outras competições BAJA patrocinadas pela NSK este ano

A NSK também foi parceira das etapas Sudeste e Nordeste. A Etapa Sudeste aconteceu entre os dias 16 e 18 de outubro, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Compareceram à competição 27 equipes, entre 30  inscritas, que representaram 28 instituições de ensino do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O evento teve a seguinte classificação:

1º colocado em Projeto - equipe Baja UFMG. – Universidade Federal de Minas Gerais 
1º colocado em Suspension & Traction - equipe FEI Baja – Centro Universitario da FEI 
1º colocado em Aceleração – equipe Unicamp Baja SAE – da Universidade Estadual de Campinas 
1º colocado em Manobrabilidade - equipe Baja UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais 
1º colocado em Enduro de Resistência - equipe FEI Baja – Centro Universitario da FEI 
  
Classificação Geral 
3º colocado – equipe EESC USP - Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo 
2º colocado – equipe UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais 
1º colocado - equipe FEI – Centro Universitario da FEI 
  
A etapa Nordeste, por sua vez, ocorreu de 06 a 08 de novembro,
no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia. A equipe Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), venceu a competição, que foi encerrada no domingo, dia 8 de novmebro . A equipe alcançou 827,75 pontos na classificação geral. A segunda posição também ficou com uma equipe pernambucana, a Mangue Baja 2, que obteve 723,71 pontos.

Em terceiro lugar ficou a equipe Carpoeira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com 656,16 pontos. A quarta colocação foi para a equipe Cactus Baja, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), do Rio Grande do Norte, com 637,03 pontos. Quinta colocada na competição, a equipe Baajantinga, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), da Bahia, atingiu 619,31 pontos. 

Etapa Nordeste recebeu 15 de 17 equipes inscritas, formadas por estudantes de engenharia, de oito Estados e Distrito Federal, sete deles do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e um do Norte (Pará).

 

Para mais informações para imprensa, favor entrar em contato com:

 

Cristiane Pinheiro – [email protected]

Case Comunicação Integrada

Tes.: (11) 9 9857-3111 / 9 9992-9436 / 2476-7237